Por que é importante ter o backup de imagens e vídeos?

Por que é importante ter o backup de imagens e vídeos?

Iniciante ou expert no universo da tecnologia, certamente você já ouviu falar em “backup”, um termo comumente utilizado no ramo digital para denominar uma “cópia de segurança” de acesso a dados, sejam eles mensagens, fotos, vídeos ou documentos.

Esse procedimento é extremamente importante quando para o armazenamento e recuperação de dados, trata-se de um processo feito para garantir maior segurança e praticidade para pessoas físicas e/ou empresas.

Atualmente existem 7 tipos principais de backup: local, full, espelhado, incremental, diferencial, remoto e em nuvem, que será o foco principal desse texto.

Por-que-é-importante-ter-o-backup-de-imagens-e-vídeos

O que é Backup em Nuvem?

O backup em nuvem é a metodologia mais atualizada, confiável e segura da atualidade, criada com o intuito de realizar uma cópia de segurança de dados digitais em uma estrutura de armazenamento computacional clusterizada.

Cloud Computing ou Computação em Nuvem refere-se a entrega de recursos de TI, por meio da internet. Ao invés de utilizar softwares ou hardwares, a nuvem utiliza uma tecnologia hospedada em um banco de dados remoto.

Uma das principais vantagens desse método é que ele poupa espaço e capacidade de processamento nos dispositivos, além de permitir o acesso instantâneo aos demais itens computacionais, desde que você tenha internet.

 

Há 3 tipos de nuvem:  privada, híbrida, multi nuvem e pública. E quatro meios de computação em nuvem: IaaS, SaaS, PaaS e CaaS.

 

Mas voltando para o backup em nuvem…o processo consiste em enviar para uma estrutura de nuvem as cópias de segurança dos dados, geralmente, uma empresa de segurança privada oferece servidores disponibilizados por meio da internet para os seus clientes.

Nesse tipo de backup, toda a proteção e manutenção de dados ocorre de maneira padronizada e automatizada, com base no contrato entre provedor e cliente, e variando de acordo com o espaço comprado.

O backup em nuvem é uma forte tendência tecnológica para 2023 e para os próximos anos, pois ele garante maior espaço físico para a empresa, tempo extra, mais proteção e praticidade para os usuários, que terão acesso aos dados a qualquer hora e qualquer lugar.

 

Backup para empresas

No setor empresarial, independente do ramo, do tamanho ou da complexidade do empreendimento, é importante atentar-se quanto ao acesso e a proteção de dados disponibilizados e armazenados.

Desta forma, a empresa garante maior proteção, credibilidade e autonomia para continuar a criar e implementar novos negócios. Além disso, um backup também permite uma melhor resolução em caso de adversidades ou problemas.

Desde perda de dados causadas por falha humana ou tecnológica, até ataques cibernéticos de invasores, todas as empresas estão suscetíveis a falhas e/ou erros. Por isso, prevenir é o melhor remédio!

 

O backup é, sem dúvidas, uma estratégia de segurança e uma medida necessária para todas as empresas. A melhor solução é contratar uma equipe especializada em proteção de dados e segurança para mapear e planejar de maneira correta todo o processo do backup, de acordo com as demandas e o objetivo da empresa.

A SIS elabora projetos de segurança eletrônica, implantando soluções, treinando usuários, monitorando os sistemas e realizando a manutenção preventiva e corretiva. Tudo supervisionado e revisado, do começo ao fim, e com expertise de mercado, processos ágeis, pessoas qualificadas e tecnologia de ponta.

 

Faça um orçamento e/ou tire suas dúvidas através de nossos canais de comunicação:

E-mail: comercial@sisdobrasil.com.br

Telefone e Whatsapp: +55 (11) 2144-6255

Central de Monitoramento 24Hrs

Site:  sisdobrasil.com.br