Dicas de segurança no trabalho remoto

segurança no trabalho remoto

O que é Segurança de Trabalho Remoto? 

Com o aumento do trabalho remoto, a segurança em casa e na internet tornou-se uma prioridade para garantir a proteção de informações efetivas. O acesso a dados corporativos fora do ambiente seguro da empresa representa um risco significativo de violação de segurança. Por isso, é fundamental que os funcionários estejam cientes das práticas de segurança em casa e na internet, e adotem medidas de proteção, como o uso de senhas fortes, atualização constante de dispositivos, conexões seguras e atenção a possíveis ameaças. Dessa forma, será possível garantir a proteção das informações alcançadas no ambiente de trabalho remoto. 

 

Como evitar os riscos e garantir a segurança no trabalho remoto? 

Para evitar esses riscos, é importante que os funcionários sigam algumas práticas de segurança em casa. Primeiramente, evitar enviar informações por e-mail ou mensagens instantâneas sem criptografia, é recomendável utilizar plataformas de comunicação corporativas que garantam a segurança dos dados compartilhados. Também é importante manter o software antivírus atualizado e verificar regularmente os dispositivos em busca de malware ou outras ameaças. 

As senhas devem conter uma combinação de letras maiúsculas e minúsculas, números e caracteres especiais, e devem ser atualizadas regularmente. Também é recomendável ativar a autenticação de dois fatores sempre que possível, para aumentar a segurança das contas. 

Uma medida importante é garantir que todos os dispositivos usados ​​no trabalho remoto sejam protegidos com senhas e/ou biometria, para evitar o acesso não autorizado. É recomendável também que os funcionários não armazenem informações efetivamente em dispositivos pessoais, como celulares ou tablets, para evitar a exposição das informações em caso de perda ou roubo. 

Outra prática fundamental é o uso de conexões seguras, como VPNs, sempre que se estiver acessando informações facilitadas. As VPNs (Virtual Private Networks) são uma solução cada vez mais utilizada pelas empresas para garantir a segurança dos dados de seus funcionários. Essa tecnologia permite que os usuários se conectem à rede da empresa a partir de qualquer local, criando um canal de comunicação criptografado que impeça o acesso não autorizado a informações sensíveis. Dessa forma, mesmo que o funcionário esteja trabalhando em um café ou utilizando uma rede pública de Wi-Fi, seus dados estarão protegidos. No entanto, é importante ressaltar que a utilização de VPNs deve ser feita de forma consciente e responsável, evitando o uso indevido ou ilegal da tecnologia. Com essas medidas de segurança em casa e na internet, os funcionários podem trabalhar remotamente de forma segura e proteger as informações da empresa. 

 

Outras ameaças no trabalho remoto:  

Outra prática importante é a utilização de autenticação de dois fatores (2FA) em todas as contas de acesso às informações da empresa. A autenticação de dois fatores requer a entrada de uma senha e um código enviado para um dispositivo confiável, como um smartphone, tornando mais difícil para os hackers acessarem as informações efetivas.  

Os funcionários também devem estar cientes de que o uso de dispositivos pessoais para o trabalho remoto pode ser arriscado, pois esses dispositivos podem não ter a mesma segurança que os dispositivos da empresa. Portanto, é importante que os funcionários utilizem apenas dispositivos seguros corporativos e que sejam aprovados pelo departamento de TI da empresa. 

Manter os funcionários atualizados e conscientes sobre as práticas de segurança em casa e na internet é um passo importante para garantir a proteção das informações corporativas. A SIS do Brasil pode fornecer treinamentos e workshops especializados, que ajudam a informar os funcionários sobre as ameaças mais recentes e práticas recomendadas de segurança. Esses treinamentos incluem técnicas para identificar e evitar fraudes, a importância do uso de senhas fortes e diferentes para cada conta, além de dicas para proteger dispositivos pessoais. 

Além dos treinamentos, a SIS do Brasil pode oferecer outras soluções em segurança da informação, como firewalls, soluções de backup e recuperação de dados, criptografia de dados, monitoramento de segurança e gerenciamento de segurança. Essas soluções ajudam a garantir a segurança dos dados corporativos e a proteger os riscos de violação de segurança. 

 

Por que contar com a SIS do Brasil? 

A SIS do Brasil é uma empresa especializada em soluções em segurança, que pode ajudar os funcionários a trabalharem à distância de forma segura e proteger as informações da empresa. Nós oferecemos serviços de monitoramento remoto, gerenciamento de vulnerabilidades, soluções de segurança de rede, entre outros. Além disso, a equipe de especialistas pode fornecer treinamentos e workshops para conscientizar os funcionários sobre as melhores práticas de segurança em casa e na internet. 

Se você está procurando soluções em segurança da informação para o trabalho remoto, entre em contato conosco para saber mais sobre nossos serviços. Nós podemos ajudá-lo a identificar as vulnerabilidades da sua rede e fornecer soluções personalizadas para proteger as informações da sua empresa. Não deixe a segurança de suas informações nas mãos do acaso, proteja-se com a SIS do Brasil. 

 

Faça um orçamento e/ou tire suas dúvidas através de nossos canais de comunicação:

E-mail: comercial@sisdobrasil.com.br

Telefone e Whatsapp: +55 (11) 2144-6255

Central de Monitoramento 24Hrs

Site:  sisdobrasil.com.br