8 normas/regras que podem potencializar a segurança do seu condomínio

8 normas/regras que podem potencializar a segurança do seu condomínio

Todos os dias, somos bombardeados com centenas de notícias assustadoras relacionadas à falta de segurança pública e privada. Em tempos assim, é de suma importância implantar regras de segurança eficazes em seu condomínio.

A segurança, o conforto e a proteção devem ser prioridades na hora de escolher um local adequado para morar, seja residência, prédios e/ou condomínios. Por isso, hoje, elaboramos 8 normas de segurança essenciais para garantir o seu bem-estar e de sua família.

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1.Trabalho em conjunto

A segurança do condomínio deve ser uma prioridade de todos, por conta disso, tanto funcionários, quanto moradores, devem estar cientes de todas as regras e normas implementadas naquele local.

É essencial promover meios que façam com que todos sejam ativos nas decisões que irão afetar a rotina do condomínio, para isso, sugerimos a criação de reuniões e assembleias sindicais que abordem as questões de segurança e proteção.

 

2.Investimento em tecnologia

A terceirização da segurança privada está em alta e não é por menos: a evolução constante da tecnologia faz com que diversos equipamentos e aparelhos de segurança sejam criados e aprimorados conforme a necessidade e demanda de cada lugar.

Vale a pena verificar o orçamento com uma empresa de segurança privada, analisando todas as soluções e serviços oferecidos. Além de garantir maior segurança, a terceirização traz grande economia e reduz os riscos de falha humana.

 

3.Normas para a entrada e saída de visitantes

Seja por um controlador de acesso ou diretamente, é necessário que o fluxo de entrada e saída de visitantes seja controlado ou regulamentado. Desta forma, evita-se invasões e/ou visitas indesejadas.

Todos os visitantes devem apresentar um documento oficial com foto e a sua autorização deve ser feita mediante a aprovação do morador em questão.

 

4.Regras para funcionários e prestadores de serviços

Antes de contratar um funcionário ou prestador de serviço é necessário checar todos os antecedentes, analisando suas referências, e feedbacks de outros clientes.

Se o funcionário for particular de um apartamento em específico é aconselhável pedir as credenciais (como crachá) do prestador e anotar seus dados pessoais. Em todos os casos isso é dever tanto dos moradores quanto dos funcionários.

 

5. Avaliações constantes

Contratar uma equipe especializada em avaliar todas as brechas e possíveis riscos do condomínio é uma boa alternativa para otimizar a segurança. Além da análise, a empresa também poderá lhe auxiliar com práticas de segurança altamente eficazes.

Uma das principais vantagens dessa contratação é que geralmente as empresas contam com profissionais devidamente preparados para verificar, gerar relatórios e implantar as medidas necessárias para o condomínio.

 

6. Treinamento de funcionários

Todos os funcionários devem estar cientes das regras de convivência do condomínio, além de, é claro, desempenharem a sua função com segurança e responsabilidade.

Lembre-se que uma falha pode prejudicar todos os presentes no ambiente, por isso, invista em treinamento de funcionários, deixando explícito todas as informações necessárias.

 

7. Manutenções

Invista em uma iluminação eficiente e atente-se aos prazos e necessidades de manutenção, essa medida além de garantir maior segurança, também está diretamente ligada com o bem-estar de todos no condomínio.

Locais como garagens, lixeiras e outras áreas isoladas devem conter iluminações especiais e devidamente estruturadas para atender as demandas dos moradores.

 

8. Verifique as principais áreas do prédio

Garagens, elevadores e áreas de lazer devem conter regras que facilitem a convivência e a segurança entre moradores e visitantes. É recomendado deixar as regras por escrito em painéis ou murais em locais estratégicos, onde todos possam visualizar.